Na vídeo aula número 2 vem nos falar sobre a função do professor e da ação educativa desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental até chegar no ensino médio. Como o aluno percebe a escola durante sua trajetória escolar.
Na Educação Infantil, o aluno é inserido num contexto totalmente novo da sua vida, marcado pela novidade e pelas descobertas. Nessa fase o aluno é marcado pelas brincadeiras, pela alegria da escola e pela convivência com os amigos. O professor tem o papel de ajudar a criança na adaptação, na ampliação de suas referências de mundo e de linguagens. O professor também precisa trabalhar com a criança no sentido de mostrar a ela o que é a escola e como ela funciona, ou seja a institucionalização da escola.
Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a criança tem que aprender a aprender e deixar de lado o conceito de escola que lhe foi ensinado na pré escola. Aqui a escola não serve mais para brincar, mas para aprender e ela tem que se adaptar a um novo ritmo escola, sendo motivada a aprender. O professor tem o papel de instruir sobre a hierarquia e o espaço escolar. É a escolarização e onde o aluno tem que desenvolver habilidades para uma convivência social saudável. Durante o Ensino Fundamental os alunos trabalham também com o auto-conceito ( a sua visão de si mesmo) e a autonomia. O professor tem que mediar o fortalecimento da relação aluno - escola pelas dimensões afetivas, metodológica, funcional, cognitiva e social. Nas séries finais do Ensino Fundamental o aluno é cobrado das exigências da vida escola, num momento em que ele tem que se dividir entre seu divertimento e sua responsabilidade de estudar e tirar boas notas. Tudo com orientação, supervisão e ação direta do professor.
No Ensino Médio os adolescentes até reconhecem que a escola é um espaço importante mas estão envolvidos e preocupados com outras coisas típicas da idade. Nesse momento ocorrem as crises de identidade, e em relação ao seu projeto de vida e ao seu futuro. O professor tem o papel de apoiar, orientar e conscientizar seus alunos para a vida social, profissional e afetiva. Entrar na realidade dos alunos e falar de igual para igual é muito importante.
Notamos assim que a ação educativa assume diferentes ênfases de acordo com a fase escolar do aluno. Cabe ao professor a sensibilidade de perceber o que o seu aluno precisa, onde ele requer orientação e apoio para sua formação e educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário