segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vídeo aula 13 - Histórico da Educação em Direitos Humanos - documentos de referência

A vídeo aula 13 vem nos falar sobre os documentos de referência sobre a educação em Direitos Humanos. Tais documentos foram organizados e sistematizados em convenções e reuniões em que os países iam inserindo, gradativamente, a educação em Direitos Humanos para a sociedade. Essas convenções aconteciam em diversos países de todos os continentes a partir da necessidade de resguardar o indivíduo de seus direitos. Foi um processo histórico que está ainda sendo amadurecido conforme a sociedade vai se transformando.
Esses documentos inicialmente, priorizavam as educação básica (educação infantil e fundamental) no sentido de que todas as crianças devem frequentar uma escola com qualidade. Sua segunda etapa já priorizava o ensino superior, onde as academias de ensino superior deveriam formar para a cidadania, e para que esses formandos continuassem esse processo quando saíssem do ensino superior.

O direito à educação não se restringe só a instrução e aprendizagens, mas deve também formar indivíduos com personalidade para que estes busquem e lutem e respeitem os Direitos Humanos. A missão da educação é fazer com que os alunos respeitem os Direitos Humanos. A educação em Direitos Humanos não se restringe em abordar a igualdade e a oportunidade, ou seja, o direito de frequentar a escola, mas deve priorizar que cada pessoa consiga realizar-se como sujeito de direitos e que aprenda que a educação em Direitos Humanos faz parte não só da educação, mas deve estar na consciência das pessoas. A educação em Direitos Humanos deve ser trabalhada com as crianças desde a educação infantil para que institucionalize-se a cultura dos Direitos Humanos.

Para que os Direitos Humanos sejam trabalhados na escola, os professores tem que estar em constante atualização e aprendizagem também. Aqueles que nunca ouviram falar de Direitos Humanos devem fazer cursos de especialização para inserir esse conceito não só em sua vida pessoal, mas principalmente para transmitir para seus alunos. 

Nenhum comentário:

Visualizações de página