O principal objetivo do multiculturalismo é diminuir as diferenças entre os diversos grupos culturais. E esse processo deve começar dentro da escola, com um currículo multiculturalmente orientado em que prestigia procedimentos pedagógicos e reflete criticamente sobre as práticas da sociedade. Tem o intuito de promover um entrecruzamento das culturas, fazer com que os alunos enxerguem um determinado fato por outras perspectivas. O currículo multiculturalmente orientado deve também resistir às reproduções das ideologias dominantes, pois já que falamos de um entrecruzamento de culturas, devemos buscar outras reproduções e não aquelas que estamos acostumados e que já foram esgotadas. Busca também questionar as relações de poder e resistir à elas, para que todos tenham acesso aos mais variados caminhos pedagógicos.
Devemos estudar e valorizar as diferenças para que a partir delas todas as identidades sejam reconhecidas. Seguem algumas práticas pedagógicas orientadas pelo multiculturalismo:
- Abordar um assunto por vários pontos de vistas, ou seja, a tematização. Apresentar aos alunos um tema sem apresentar uma "verdade absoluta" sobre o assunto mas mostrar que existem várias formas de interpretá-lo. Contextualizar tal assunto de acordo com a realidade dos alunos, trazendo o conceito para dentro da sociedade em que eles vivem.
- Reconhecer o patrimônio cultural da comunidade, ou seja, valorizar a cultura e o conhecimento daquela determinada região/comunidade.
- Oferecer uma hibridização discursiva onde todos os pontos de vistas são abordados: o acadêmico, da comunidade, dos alunos. Promover um currículo mestiço onde tudo é analisado por todos.
- Oferecer uma pedagogia do dissenso onde ocorra um constante debate das representações dos professores, dos alunos, da sociedade. É um encontro e uma troca de ideias, onde não vai haver um consenso porque são diferentes formas de ver a questão mas nem por isso deve ser pejorativa, pois o dissenso mostra a questão por vários ângulos.
- Abordar etnograficamente uma questão dentro da sala de aula, ou seja, buscar a origem e a raiz daquele determinado assunto.
- E por fim, registrar por meio de documentação o processo de aprendizagem para observar a evolução dos alunos, os possíveis pontos onde os alunos terão dificuldades e avaliar se os objetivos estão sendo atendidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário