quarta-feira, 6 de março de 2013

Vídeo aula 03 - A globalização e o impacto sobre a cultura

Olá, boa noite a todos!
A vídeo aula 03 fala sobre a Globalização e o impacto sobre a cultura e acho válido agregar a discussão esse documentário sobre a fala do grande geógrafo Milton Santos intitulado "O mundo global visto do lado de cá". Segue um comentário sobre o vídeo:


O intelectual Milton Santos nos fala sobre a globalização, seus reflexos, consequências e perversidades. O geógrafo coloca a globalização como um "desmonte do estado de bem estar social" em prol de uma sociedade excludente onde os bens materiais e a qualidade de vida são privilégios de uma minoria rica. Uma frase que eu achei fantástica mas muito triste é que: "o consumo é hoje o grande fundamentalismo".
Na escola aprendemos que a globalização é uma interação mundial econômica e tecnológica, num contexto em que a globalização aproxima distâncias e facilita a comunicação e a integração em escalas mundiais. Mas esse é só um lado da globalização, existe também o lado das disparidades. A economia hoje move o mundo, o sistema financeiro dita as regras da sociedade e é ai que se encontra a perversidade, pois o capital está nas mãos de uma minúscula parcela da população. A globalização promove disparidades e contradições absurdas como por exemplo um trabalhador de determinada multinacional não tem condições financeiras de comprar o produto que ele próprio produz, outro exemplo são as privatizações onde até a água que é um bem natural querem colocar um preço.
A globalização conta ainda com uma importante ferramenta que facilita a camuflagem dos dados e a enganação do povo: a mídia. A mídia é hoje uma intermediação entre agências internacionais de informação que são mantidas por grandes grupos de empresários. Ou seja, a mídia só noticia aquilo que é conveniente para esses "grupos" ou então manipula as informações de tal forma que descaracteriza a notícia e culpa os bandidos errados. É interessante para esses grupos, e para o governo, que a mídia aliene as pessoas com uma cultura inútil e de baixo valor para que as pessoas não se atentem com as arbitrariedades e roubos que ocorrem com elas o tempo todo. Outro fator importante que a mídia favorece o sistema econômico é o imperialismo cultural que somos submetidos. A globalização desenraíza a identidade local de um determinado grupo e impõem uma identidade global pautada no consumismo desenfreado. Estamos perdendo as particularidades que nos diferem e estamos nos tornando cada vez mais iguais, como robôs sem personalidade. 
Nós temos que lutar contra esse "glotalitarismo" excludente e ditador que oprime as camadas pobres da sociedade. Precisamos pensar num novo modelo econômico justo onde exista de fato uma globalização solidária e humana em que o bem estar das população volte a ser prioridade para os governos e para as empresas.

Nenhum comentário:

Visualizações de página