segunda-feira, 4 de março de 2013

Vídeo aula 02 - Direitos humanos na América Latina e no Brasil

A vídeo aula 02 vem falar especificamente dos direitos humanos na América Latina e no Brasil, considerando como um fator relevante as características de exploração da nossa colonização. Ter uma colonização de exploração, faz com que desde o início a construção da identidade do brasileiro ou do latino americano prevaleça o caráter de submissão frente aos colonizadores. Nem Portugal nem Espanha se importaram com os que aqui viviam, sua história, seu território e sua cultura. Os descobrimentos foram uma aniquilação da população nativa e de toda sua identidade em prol do lucro e da acumulação de capital das metrópoles. Isso faz com que desde o início o Brasil, dito conhecido ou descoberto, tenha uma história de luta pelos direitos dos habitantes. A história é um processo longo e por vezes demorado, mas a Independência da América Latina e do Brasil é um basta a essa exploração sofrida desde sempre. Exploração esta que explica muitas características que o povo carrega até hoje, visto o desinteresse que o brasileiro demonstra com a política e com as questões sociais. Enfim, as independências dos países latino-americanos culminaram da conscientização do povo de seus direitos.

A partir de 1964 o Brasil viveu uma estagnação de seus direitos sociais e civis com a ditadura militar, onde as pessoas não podiam se rebelar contra um sistema opressor, desigual e criminoso. A população viveu uma negação de todos seus direitos humanos: direito de livre expressão, direito de formar organizações, direito de contestar a ordem vigente. O país viveu sob tortura, sob censura e sob crimes contra a humanidade. Liberdade, igualdade e fraternidade se tornaram utopia. Um dos capítulos mais obscuros e aterrorizantes da história brasileira. 




Com o fim da ditadura os brasileiros buscam desesperadamente uma vida digna e justa, lutando pela liberdade de escolha, de expressão, de pensamento e lutando pela igualdade civil e social. Por mais triste que seja, a ditadura militar não pode ser esquecida pois depois dela nossos direitos foram finalmente estabelecidos e a sociedade renasceu de fato. E é fundamental levar para a sala de aula os direitos humanos e mostrar o quanto o país já sofreu quando estes foram ausentes. E é mais importante ainda mostrar aos nossos alunos que eles podem e devem lutar para que seus direitos sejam preservados e garantidos, formando alunos conscientes, atuantes no meio em que vivem, e protagonistas de sua própria história.

Nenhum comentário:

Visualizações de página