segunda-feira, 4 de março de 2013

Vídeo aula 01 - Contexto histórico dos Direitos Humanos

Olá, boa noite! Iniciamos hoje o terceiro módulo no curso de especialização "Ética, valores e cidadania na escola" pela UNIVESP/USP. E esse terceiro módulo incia-se com a disciplina "Direitos Humanos", e em sua primeira aula vem nos contar sobre o contexto histórico que os direitos humanos se estabelecem ao longo da história.

Um primeiro dado importante e relevante para nós é que os Direitos Humanos não são apenas declarações e leis que devem ser respeitadas. Os direitos humanos estão além dos decretos e não devem ser vistos como obrigação mas devem ser direitos intrínsecos da sociedade, num contexto onde as pessoas não devem respeitá-los para não infringir uma lei, mas as pessoas devem respeitá-los porque elas devem respeitar o outro, as pessoas que ela convive, ela deve respeitar a sociedade de maneira geral para que vivemos harmoniosamente. Os direitos humanos foram solidificando-se de acordo com as necessidades da sociedade desde a antiguidade, ou seja, são construções feita pelo homem para que seus direitos sejam preservados desde os primórdios da história para combater as injustiças e/ou desigualdades sociais; isso nos mostra que o homem sempre buscou e lutou por melhores condições de vida e de sociabilidade.

As primeiras manifestações de direitos dos homens foram as cerimônias e os ritos de nascimento e luto na chamada pré-história. Ali já se preservava o direito de dar nome aqueles que nasciam. Na Grécia Antiga temos o relato de um teatro cujo os personagens de Antígona e o Reis debatiam acerca do direito de Antígona de enterrar seu irmão. Ali já se preservava o direito de chorar e velar os mortos. Na idade média os camponeses lutavam por melhores condições sanitária devido a epidemias e doenças que assolavam a Europa e aí já se preservava o direito de rebelar-se contra as injustiças sociais. Na modernidade estudamos a Revolução Francesa onde o povo lutava contra o absolutismo e contra a concentração de privilégios e riquezas das altas camadas da sociedade. Aí já se preservava o direito de lutar contra as desigualdades sociais e é a primeira vez que os direitos humanos são proclamados e publicados nos ideais de LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE. No séculos XX estudamos o terror das duas grandes guerras mundiais onde o mundo percebe o seu potencial de destruição em massa, o que leva a Declaração Universal do Direitos Humanos após a segunda guerra mundial. A partir daí os direitos humanos não se concentram exclusivamente no homem individual, mas em toda a humanidade e passa a projetar a paz! Em todas as situações históricas podemos observar que os direitos humanos são movimentos contra a opressão, a tirania, o absolutismo, as injustiças e as desigualdades sociais e em busca da liberdade, da igualdade e da fraternidade.

Os direitos humanos se constituem pela busca do homem em se tornar mais humano e mais solidário, sua vida em sociedade mais harmoniosa e equilibrada. E não podemos vê-los apenas como leis que devem ser cumpridas, mas como obrigações que temos uns com os outros para nosso próprio bem estar coletivo.


Nenhum comentário:

Visualizações de página