Já vimos que democracia e direitos humanos são dois conceitos indissociáveis; vimos que onde não há um não pode haver o outro. Mas como inserir a educação nesses conceitos tão importantes e de dimensão tão grande? Ora, muito simples desde que pensemos a educação como o futuro que estamos deixando. Os ensinamentos e instruções que estamos deixando para nossos alunos, nossa prática em sala de aula não só como mero repassador de conteúdos mas como cidadãos conscientes e antenados na sociedade.
Nessa vídeo aula vimos que a democracia é um modo de conduzir a vida. Ela nos dá caminhos para que nossas relações sejam pautadas na ética e no compromisso com as pessoas ao redor. Todas as relações devem ser democráticas para que a justiça possa prevalecer e sobressair. Na escola é a mesma coisa. Não adianta só os alunos respeitarem os professores, mas tem que haver respeito por parte dos professores, da direção e de toda comunidade escolar para com o aluno também. O ambiente deve favorecer a democracia... não adianta muito falar de democracia e direitos humanos se tratamos nossos alunos com autoritarismo e desrespeito. Devemos mostrar aos alunos que ele tem que ter um papel ativo tanto na escola como em qualquer outro ambiente que ele esteja relacionado. Devemos orientar os alunos para que eles sejam críticos e atuantes, visto que vivemos numa sociedade onde o injusto acaba levando a melhor e o jeitinho errado do brasileiro sobressai. Não podemos admitir tais comportamentos na escola, e o caminho deve ser sempre o da justiça e da democracia.
A formação que damos aos nossos alunos deve ser humana, democrática e visando o respeito pelos direitos humanos, fazendo com que eles sejam legitimamente garantidos. Devemos educar PARA a democracia e pelos direitos humanos e PELA democracia e direitos humanos. E não pode ser um conteúdo meramente teórico, os alunos devem identificar o que falamos com nossas atitudes e ações na escola. Só pela educação democrática podemos trabalhar para a formação de uma consciência cidadã efetiva e ativa. Os direitos humanos devem ser inseridos nos conteúdos curriculares por meio de projetos interdisciplinares, pluridisciplinares e transdisciplinares. Deve ser um assunto trabalhado e exemplificado o tempo todo para que seja interiorizado pelos alunos. Sem conhecimento, valores e ação não há educação em direitos humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário