Ola, boa noite amigos!
Iniciamos hoje uma nova disciplina dentro do segundo módulo do nosso curso. Disciplina esta que particularmente, acho essencial para a rotina escolar tanto para professores quanto para os alunos: vamos falar sobre saúde na escola.
Mas por que falar sobre saúde na escola? Oras, porque a saúde deve ser questão prioritária em nossas vidas. Podemos viver situações complexas, mas nenhuma situação é tão desgastante quando se trata de saúde e de qualidade de vida. A sociedade moderna, infelizmente, não tem se atentado para a importância da saúde devido a vários fatores: falta de tempo, estresse, desinteresse. Porém, sem saúde nós não conseguimos levantar da cama para enfrentar o maior de todos os desafios que é cada dia de nossas vidas. A saúde está intimamente associada à qualidade de vida, sendo assim, quanto mais saudáveis física e mentalmente, mais qualidade de vida teremos. E estamos falando do nosso próprio corpo e da nossa mente, quem não cuida de si mesmo não pode cuidar do outro, não é mesmo? É fundamental olharmos para nossos hábitos diários e refletir sobre eles, refletir se estamos nos cuidando como deveríamos, se estamos cuidando da mente e do corpo como eles merecem. Ninguém vive na felicidade completa e nem na tristeza absoluta, nós como seres humanos devemos buscar interiormente nosso equilíbrio - físico e mental.
Observando dados sobre a mortalidade no país podemos observar que a principal causa das mortes são, consecutivamente: derrame, doenças coronárias, e causas externas (como a violência). Sendo que as duas primeiras podem ser prevenidas com medidas simples e hábitos saudáveis.
Dentro da disciplina veremos tópicos sobre saúde que devemos observar em nós, e nos nossos alunos. Como educadores temos como obrigação por zelar e manter a qualidade de vida dos alunos, ao menos na sala de aula, no nosso espaço de convivência. Somos os responsáveis por eles enquanto eles estão sobre nossa presença, no momento diário de aula. Sendo assim, como educadores, devemos zelar pela saúde dessa criança, pois o aluno é um ser humano e deve ser respeitado com total integridade. Veremos entre outros tópicos: crescimento físico, hábitos alimentares saudáveis, afetividade e sexualidade, violência física, drogas, o consumismo desenfreado divulgado pela mídia, estresse e a ansiedade, depressão e a nossa própria saúde, como educadores. Enfim, acredito que todos os professores esbarram com esses problemas de saúde dentro da sala de aula, então nada mais interessante e enriquecedor do que aprender um pouco sobre tais problemas para que possamos ajudar, orientar e buscar a prevenção de doenças e a qualidade de vida.
(Disponível em http://migre.me/bGM13)
Nenhum comentário:
Postar um comentário