Nessa vídeo aula, a professora Paula Fernandes falou sobre três aspectos principais para a saúde do professor: a voz, a postura e o estresse.
Voz
A voz é o principal instrumento de trabalho do professor e por isso ele precisa aprender a usá-la da forma correta. O uso incorreto da voz pode trazer doenças e desconforto vocal, então, nós educadores devemos procurar orientação sobre o timbre e a colocação correta da nossa voz. O dia a dia do professor é bem desgastante e sabemos que ele usa a voz o tempo todo, então, se não cuidamos bem dela, como iremos trabalhar? A hidratação também é importante, principalmente em épocas de tempo seco.
Postura
A postura é fundamental para a prevenção de dores. Ninguém consegue trabalhar bem com dor, então melhor prevenir do que remediar. Notamos que temos maus hábitos em relação a postura também: o modo de sentar as vezes desleixado, ombros caídos, carregar excesso de peso em bolsas e mochilas. Então, para a melhora da postura devemos sempre manter a coluna ereta e aprender a sentar corretamente, nos abaixar corretamente e nos alongar frequentemente, já que o sedentarismo também atrapalha a qualidade de vida.
Estresse
E por último devemos cuidar da nossa saúde psíquica. O estresse é uma explosão de sentimentos bons ou ruins e tem três fases que devemos nos atentar: a fase do alerta que são os primeiros sintomas, a fase de resistência - quando tais sintomas são duradouros e persistentes e a fase da exaustão que é quando chegamos no limite e perdemos toda energia e equilíbrio psicológico. O estresse do professor pode ser causado por diversas causas: sobrecarga de trabalho, falta de tempo para o lazer, falta de recursos para ensinar, salários baixos, desvalorização da profissão, ambiente de trabalho instável e negativo, problemas pessoas, sistema de ensino deficiente. Enfim, para sanar todas essas causas e conseguir lidar bem com as diversas situações do dia a dia temos que estar bem conosco mesmos, procurar manter um equilíbrio emocional, buscar ajuda de amigos e da direção, não nos cobrar excessivamente e fazer aquilo que é possível, sempre olhando o lado positivo por pior que seja a situação. Há várias terapias e alternativas para a busca da saúde mental, cabe a nós identificarmos algumas dessas alternativas que combinem com nossa personalidade e colocá-la em prática em prol da qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário