quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Vídeo aula 2 - Fórum escolar de ética e de cidadania

O Ministério da Educação criou um programa intitulado "Programa ética e cidadania" que foi disponibilizado em todas escolas do país. Esse programa consiste num apêndice para a formação crítica, democrática e cidadã dos alunos e tem quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. E a essência desse programa é o fórum escolar de ética e de cidadania. 

Esses fóruns são reuniões que a escola promove com toda a comunidade a sua volta. Quando falamos de educação comunitária falamos de estreitar os laços da comunidade escolar. Comunidade escolar que compõem-se de todos aqueles que vivem ou atuam nos arredores da escola: não só a família, mas também comerciantes do bairro, ONG´s, polícia militar, representantes da área de saúde, os próprios alunos, etc. É como se a escola convidasse esses outros agentes sociais para discutir os problemas vivenciados pelo entorno para uma possível solução. Não são necessariamente assuntos escolares, mas assuntos gerais do bairro em que a escola está inserida. As reuniões tem esse objetivo de esclarecer a comunidade sobre os problemas ocorridos e buscar soluções para o enfrentamento. 

A comunidade é chamada para adentrar a escola, e a escola é chamada para adentrar a comunidade num enriquecedor estreitamento de laços onde todos se beneficiam e buscam se ajudar. O fórum pode articular parcerias com outros setores para enfrentar determinado problema, ou convidar especialistas de diversas áreas para esclarecer alguma situação para a comunidade, pode sugerir projetos interdisciplinares e transversais para que os alunos discutam algum aspecto, pode promover políticas de ação social dentro da comunidade, pode avaliar o que está sendo feito e como está sendo feito. Enfim, é um espaço democrático onde o que prevalece é o bem comum da comunidade. E o mais interessante é inserção e a participação do aluno em todo esse processo e em todos esses fóruns, para que eles conscientizem-se sobre seu papel como sujeito histórico-social e despertem sua consciência crítica e cidadã.

(Disponível em http://migre.me/bF6QZ)

Nenhum comentário:

Visualizações de página