Olá, boa tarde!
Hoje vamos ver como o trabalho com projetos interdisciplinares e transversais podem auxiliar na tão carente construção da educação em valores.
Como já vimos o projeto interdisciplinar é uma forma de trabalhar temas que não estão nos conteúdos programáticos e trabalhá-lhos agregando várias disciplinas para que o objeto do conhecimento fique claro na cabeça das crianças. Só por ser um jeito diferente de estudar, já é um atrativo para os alunos, eles demonstram mais interesse e dedicação nas etapas dos projetos. O projeto se tornará ainda mais interessante e útil se agrega problemas e/ou questões sociais do entorno e da vivência dos alunos.
Sendo assim, trabalhar com temas de cunho social, ou trabalhar a cidadania ficará mais fácil para o entendimento dos alunos, porque eles não terão a explicação de apenas uma disciplina, mas as disciplinas vão se aliar e dialogar para que fique clara a compreensão.
Por exemplo: as eleições passaram a poucos dias então porque não trabalhar com eleições num projeto transversal? A língua portuguesa fica encarregada das produções textuais, a História explicaria todo o processo de democratização do Brasil e a importância do voto consciente, e a matemática explicaria as pesquisas de Ibope, as porcentagens para cada candidato, os dados e as estatísticas de cada município.
Outro exemplo: Trabalhar com a questão das drogas com alunos do 6º ao 9º ano. Explicar as estatísticas com a matemática, explicar os efeitos nocivos no corpo e na mente com a biologia, explicar os problemas sociais oriundos do tráfico com a história.
São maneiras de tratar assuntos muitas vezes considerados "tabus" e que devem necessariamente estar presente nas escolas para que os alunos aprendam da maneira certa, com as pessoas certas e não nas ruas com pessoas perigosas. E, levaria aos jovens informação e conhecimento para que seus valores, sua ética e sua cidadania sejam plenamente exercidas.
(Disponível em http://migre.me/bv2rm)
Nenhum comentário:
Postar um comentário