quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vídeo aula 6 - Temas Transversais em Educação


Olá, boa noite à todos =)
Análise da vídeo aula nº 06 da profª Valéria Amorim Arantes.
Seguindo nossa linha de raciocínio sobre a transversalidade e seu papel na escola atual, discutiremos hoje sobre suas diferentes concepções e diferentes práticas.
A profª Valéria fala sobre duas principais concepções da transversalidade. 

A primeira concepção coloca as disciplinas como eixo vertebrado do currículo. Significa que embora a cidadania seja abordada em sala de aula, o objetivo principal da educação são os conteúdos e as disciplinas: língua portuguesa, história, geografia, matemática, etc. Não significa que os temas transversais não sejam trabalhados na escola mas podemos dizer que a cidadania é o segundo plano da educação nessa concepção, e seu objeto principal é o currículo. São práticas dessa concepção: atividades pontuais e específicas; assessoria externa aos professores sobre temas transversais; projetos interdisciplinares; e a transversalidade trabalhada como currículo oculto onde não há uma programação nem uma sistematização sendo que os temas são trabalhados conforme haja oportunidades. 

Essa é uma concepção limitada em termos de cidadania e ética, pois não oferece interdisciplinaridade e coloca os conteúdos como o norte da educação. 

A segunda concepção sobre a transversalidade coloca a cidadania e a formação do indivíduo como eixo vertebrado da educação. Há uma inversão em relação a primeira concepção, os conteúdos deixam de ser a finalidade principal e passam a ser o meio para que seja trabalhada a transversalidade. É importante ressaltar que as disciplinas não deixam de ser importantes, mas nessa concepção, elas ficam em segundo plano na educação ficando a cidadania como objetivo principal. É uma quebra do paradigma, um novo olhar e uma nova maneira de abordar os temas transversais que são os temas corriqueiros da sociedade, temas estes que os alunos esbarram a todo momento e devem ser colocados em evidência para que haja um entendimento e uma internalização sobre aquele determinado assunto. O interessante dessa concepção sobre a transversalidade é que ela procura romper com a especificação e com a separação entre disciplina e problemas/questões da sociedade. Apesar dessa concepção ser indicada ainda há o que melhorar gradativamente. Por exemplo, devemos aprimorar essa concepção de forma que ela busque enxergar o todo e não somente as partes, evidenciando que a integração e a noção de que tudo está interconectado, ou seja, estamos numa rede, numa teia onde tudo é ligado à todos, numa forma de não isolar a escola das questões sociais, mas conectá-la ao mundo em sua volta. 

(disponível em: http://migre.me/bcw7c

Os temas transversais não são os mesmos em qualquer parte do mundo, ele deve ser adaptado e trabalhado de acordo com a cultura local. Cada sociedade escolhe os temas transversais que julguem pertinentes para que sejam abordados na escola, e pode variar por exemplo de escola para escola. Este quadro resume os principais temas transversais trabalhados no nosso país de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. 

Nenhum comentário:

Visualizações de página