sábado, 27 de outubro de 2012

Vídeo aula 12 - Perspectivas atuais em educação em valores

A vídeo aula de hoje do professor Ulisses Araújo vai tratar sobre as perspectivas atuais em educação e valores e como a ética e a cidadania devem ser inseridas e vivenciadas no cotidiano escolar. Não basta apenas teorizar o assunto, ele deve ser vivenciado dia a dia pelos alunos e por toda a comunidade escolar (todas as pessoas que estão ao redor da escola: família, comunidade, bairro, comerciantes, ronda escolar, enfim todos).
Quando falamos sobre ética, cidadania e valores temos que dinamizar o assunto de forma que englobe não só a escola, mas toda a vida social do aluno. E para isso existem alguns movimentos que as escolas deveriam adotar em prol de uma educação mais democrática e participativa:

- Realização de fórum escolar sobre ética e cidadania com todos os segmentos da comunidade escolar, de forma que todos discutam, reflitam e deem alternativas para os problemas sociais. 

- A partir desse fórum, elaborar projetos em que o aluno saia da sala de aula e problematize sobre as questões do bairro, analise questões como por exemplo o problema da poluição, das enchentes, da violência, do tráfico. O aluno interessará pela aula e será mais fácil que ele interiorize os valores e a ética já que ele vai lidar com problemas que ele vivencia. É a extensão da escola para fora de seus muros.

- Feito o estudo dos problemas é hora de trazê-los pra dentro da escola de forma que sejam discutidos e sistematizados dentro do currículo e das disciplinas. Fará com que os professores e a direção da escola tenham mais participação na vida dos alunos também, já que eles presenciarão parte de suas vidas ao estudar os problemas de seus bairros.

- Todas essas ações tem como objetivo central buscar no aluno seu protagonismo juvenil e fazer com que ele tenha um papel mais ativo na sociedade, colocando-o numa posição de que ele também é fundamental pra sociedade. Ressaltar a sua criticidade diante dos fatos, seu dinamismo para lidar e/ou prevenir os problemas, e autonomia e consciência das suas ações. Fazê-lo enxergar que a sociedade é uma rede onde todos temos nosso papel e que se um de nós fizermos algo prejudicial, prejudica todos os envolvidos. Quando o aluno tem a noção dessa sociedade em rede, consequentemente ele pensará melhor antes de agredir algum colega, antes de destruir o patrimônio público, antes de qualquer ação.

(Disponível em http://migre.me/bnvY6)

Nenhum comentário:

Visualizações de página