Para falar da relação entre professor e aluno, a vídeo aula de hoje usa conceitos desenvolvidos pelo filósofo espanhol Alfonso López Quintás - “Descobrir a grandeza da vida: introdução à pedagogia do encontro”. A relação humana poder ser positiva ou destrutiva, depende da intenção de seus atores. Não há relação humana autêntica se não houver direção bidirecional e que o encontro ocorre quando dois âmbitos se entrelaçam. E que quanto mais eu transformo objetos que eu convivo em âmbitos e quanto mais âmbitos eu produzir em minha existência, mais criativo eu serei e mais harmonizado com a realidade.
E enfatizou que a sala de aula não é um lugar qualquer. Transformamos uma sala vazia numa sala de aula quando mediante o encontro, criamos um âmbito, um espaço em que as liberdades não entram em choque, mas se tornam ocasião para o diálogo e outras experiências criativas. E que ninguém sozinho faz um âmbito. Professores e alunos se transformam em seres ambitais conscientemente, porque querem estabelecer encontro através de uma experiência bidirecional entre si e também com outras realidades: livros, slides. E assim a sala de aula passa a ser realmente um lugar de encontro com o conhecimento.
Estabelecer relação de encontro implica em respeito, cortesia, aceitação do outro, tolerância. Ao mesmo tempo o outro também exercita suas virtudes em busca de valores humanos. E finalizou dizendo que quando essa relação ambital se estabelece na sala de aula, todos se sentem energizados, convidados a conhecer mais, a crescer mais. Quando essa relação ambital se estabelece na sala de aula, todos acabam ganhando numa relação positiva e próspera para ambos os envolvidos - professor e aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário