O professor é responsável pela formação escolar de seus alunos e inclui-se aí também a formação humana, crítica e cidadã. Pensando nisso vemos o quão importante é o ensino da arte nas nossas escolas, já que a arte é uma forma de expressão de um determinado indivíduo que está inserido num meio cultural e social. A arte nada mais é do que a expressão subjetiva dos pensamentos e sentimentos humanos e é influenciada pelo aspecto sócio-histórico em que o artista está inserido.
O professor tem que aproximar seus alunos das expressões artísticas e mostrar para eles que todos podemos ser produtores de arte, seja por meio da pintura, da escultura, da música, da poesia, da dança, e etc. A arte precisa começar a ser vista de forma acessível aos nossos alunos, como uma manifestação cultural da nossa comunidade, ou seja não precisa ser necessariamente aquele tipo de arte que vemos em exposições caríssimas que está fora do contexto da comunidade escolar mas é também toda e qualquer forma de expressão: da capoeira até o balé, do grafite ao cubismo, do hip hop à música clássica.
É importante que a escola promova e insira o valor da arte no seu conteúdo escolar, para desmitificar o conceito de que a arte é algo inacessível e longínquo e promover principalmente a arte brasileira, tão rica e valiosa. Promover que os alunos conheçam os artistas brasileiros famosos e conceituados mas também que os alunos reconheçam o valor do artista do seu bairro, de rua, de circo. Mostrar aos alunos que podemos ler o contexto histórico através de uma manifestação artística deixa a aula de história muito mais interessante e atrativa aos alunos. A arte é multidisciplinar e transversal pois pode ser trabalhar em qualquer disciplina e com diversos eixos temáticos que agregam questões sociais e regionais com seu conteúdo poético.
Pela arte também podemos trabalhar o protagonismo das crianças, ressaltando a subjetividade presente na sua arte. É imprescindível que o professor estimule os dons artísticos de seus alunos até mesmo para melhorar a auto-estima dos mesmos, trazendo e proporcionando uma boa convivência entre eles. Mostrar aos alunos que eles também são artísticas e favorecer assim com que esse aluno perceba sua contribuição cultural para a sociedade, vendo-se como sujeito histórico determinante na mesma. A arte promove a interação do indivíduo na sociedade, fazendo com que o mesmo sinta-se parte dela e pode atuar significativamente no combate ao tráfico de drogas e à violência escolar.
Para incentivar a formação artística do aluno o professor precisa investir na sua própria formação para um melhor aproveitamento da disciplina. O professor tem que ter a visão de que cada aluno percebe a arte de uma forma e que difere também de cada fase da criança. Ou seja, o papel do professor como mediador cultural é fundamental para a formação dos alunos, pois é nesse momento de aprendizagem que alguns valores são interiorizados pelos mesmos e sentimos a carência de valorização da arte no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário