segunda-feira, 29 de abril de 2013

Vídeo aula 26 - O papel da escola no processo educativo de Direitos Humanos

A vídeo aula 26 vem nos dizer a importância da escola na formação de sujeitos de direitos e cidadãos conscientemente críticos. Primeiramente, somo indagados sobre o que é a escola? A escola é um lugar de multidimensionalidade, um espaço de socialização onde aprendemos e construímos a aprendizagem em diversos aspectos: cognitivo, cultural, emocional, afetivo. É um espaço de aprendizagem não só dos alunos, mas de toda a comunidade escola, incluindo gestores, professores e funcionários. Todos aprendendo na escola. Sua função social é possibilitar o conhecimento, os conteúdos elaborados para as disciplinas e o conhecimento humano que refere-se ao trato do outro como uma pessoa de direitos e deveres. 
A escola é portanto um dos lugares mais ricos e que mais proporcionam a educação em Direitos Humanos, uma vez que os alunos devem ser orientados a respeitar ao próximo independente de sua diferença. É um espaço repleto de diversidade cultural, religiosa, sexual, política e onde todos devem aprender a conviver pacificamente respeitando a especificidade de cada um. Na escola devemos levantar a bandeira da ampliação e do respeito aos Direitos Humanos, e tentar eliminar da consciência das pessoas definitivamente que os DH são direitos de criminosos. Os DH são direitos de todos, universalmente. Pensar em Direitos Humanos como direito de bandidos é propagar uma mentalidade tendenciosa e preconceituosa que tem o intuito de alienar as pessoas de seus direitos reais. A escola deve ser esse espaço de conscientização, para que formemos cada vez menos homofóbicos, menos pessoas preconceituosas, menos intolerantes. 
O conteúdo da educação em Direitos Humanos deve ser um conteúdo diário e explícito na sala de aula, para que os alunos absorvam a dimensão de seus direitos e possam um dia cobrar se forem lesados. A escola é espaço de propagar valores e atitudes que condizem com o respeito do próximos. Nossas crianças e jovens serão os adultos de amanhã, devemos pensar na sociedade que queremos deixar pras próximas gerações e viver a tolerância e o respeito integralmente. 


Nenhum comentário:

Visualizações de página