A sala de aula é o local em que acontece a aprendizagem dos alunos, mas o que seria então essa aprendizagem? O processo ensino - aprendizagem é a transmissão dos conhecimentos do professor para o aluno e pode acontecer das mais variadas formas. Contudo, é importante ressaltar que ambos (tanto professores quanto os alunos) tem uma bagagem cultural e cognitiva que vai influenciar o modo de transmitir e receber tal conteúdo. Aprendizagem é a síntese de tudo que o aluno traz consigo para a escola: sua história, suas experiências, sua capacidade, seu conhecimento. E o professor também traz toda essa bagagem pessoal aliada com sua pedagogia e sua metodologia para ensinar.
Para acontecer a aprendizagem, o aluno tem que estar aberto a novos conhecimentos e conceitos. Vai além da vontade de aprender, mas a aprendizagem muda a visão do mundo uma vez que agrega uma nova realidade para o meu conhecimento. Podemos dizer que a educação em Direitos Humanos é uma nova lente e uma nova maneira de ver o mundo.
A aprendizagem em Direitos Humanos é interdisciplinar e transversal. Interdisciplinar porque pode e deve ser abordar por diferentes disciplinas como por exemplo: a história dos Direitos Humanos, a diferentes formas de ver os Direitos Humanos conforme a região, a questão jurídica dos Direitos Humanos, e etc. E é transversal por trazer diversos eixos temáticos que perpassam as disciplinas, somando conteúdos à vida real dos alunos e da escola como um todo.
Existem diversas formas de metodologias ativas de aprendizagem, dentre elas o vídeo exemplifica a Aprendizagem baseada em problemas, onde o aluno é levado à questionar determinado problema para entendê-lo e desenvolver projetos que viabilizem a solução desse problema. O interessante da Aprendizagem baseada em problemas é que o alunos vai construindo o conhecimento a partir das perguntas, sendo que ele mesmo capaz de criar os conceitos e entender a questão, na medida em que o professor vai apenas mediando as discussões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário