sexta-feira, 5 de julho de 2013

Vídeo aula 25 - Professor pensador

O professor tem a obrigação de ser pensador, de ser alguém que reflete, que indaga e que problematiza. As pessoas que não têm essas características são pessoas acomodadas e conformadas com a realidade e o professor tem que ser um inconformado, alguém que não aceita passivamente sem questionar quaisquer instruções e ideias. Ele tem que ter suas próprias ideias, convicções e ideais. O professor tem que ser um pouco filósofo... pensar em como as coisas acontecem, em como as situações chegam para ele, questionar o seu papel na escola e na vida dos alunos diariamente e refletir sobre a importância desse papel. É imprescindível que usemos a reflexão em todas as situações da rotina escolar, porque se não usamo-as, as situações são vistas isoladamente o que é errado pois toda situação tem um contexto e ações que levaram a sua culminância. 
A vídeo aula nos fala que o professor tem que ter curiosidade, reflexão e diálogo em sua prática docente. A curiosidade é necessária a todo ser humano pois ela nos leva a aprender cada vez mais, ela nos leva a buscar informações para entender um assunto além do que já sabemos. A curiosidade nos leva a ultrapassar o senso comum e buscar conhecimento. A inquietação intelectual é necessária a todos nós pois o mundo é vasto demais e não podemos nos fechar em casa sem querer saber sempre mais. A leitura é extremamente importante nesse processo de inquietação intelectual porque procuraremos nos livros, e em que já estudou determinado assunto conceitos novos para nossa compreensão. E a partir de novas compreensões construímos as nossas convicções, construímos o que somos, construímos nossa personalidade e subjetividade.
O professor não pode aceita nossa realidade violenta, pobre e desigual passivamente. Ele tem que refletir e ensinar seus alunos a refletirem também porque só com a conscientização, com a cidadania crítica e participativa poderemos mudar a sociedade. 


Nenhum comentário:

Visualizações de página