A cultura e a aprendizagem devem andar sempre de mãos dadas assim como a escola e as instituições culturais - museus, feiras livres, mercados municipais, igrejas e prédios antigos em geral. Essa sintonia faz com que o aluno se interesse pela aula por tratar de um assunto próximo da sua realidade, pois ele vê o monumento mas não reconhece seu valor histórico e cultural. É importante levar os alunos numa visitação orientada e programada para que eles passem a enxergar os espaços urbanos com outros olhos e essa visita também pode acontecer por meio virtual, já que alguns desses espaços oferecem tal tecnologia. Um aluno de nossa escola do interior de São Paulo pode visitar a Mona Lisa de DaVinci no Museu do Luvre quando quiser por meio da internet. O professor deve aproximar o máximo possível as diversas formas de cultura do aluno e fazer com que este seja um assunto mais presente na vida de nossos jovens. A aprendizagem por meio da cultura torna-se mais viva e instigante além de ter o caráter multi e transdisciplinar.
É importante que os alunos conheçam manifestações e instituições culturais de diversos lugares do mundo, mas ao meu ver é ainda mais importante e fundamental que nossos alunos conheçam e valorizem a cultura brasileira que é tão rica e tão esquecida em nossas escolas. Temos um vasto patrimônio artístico, cultural, histórico e natural localizados em todas as partes do país e é importante aproximar os alunos dessa esfera cultural para que forme neles uma consciência de preservação e valorização.
A arqueologia também é uma área bastante rica em conteúdos que explicam e demonstram o modo de vida de nossos antepassados, dos povos que viveram antes de nós. A história é fundamental para entendermos como e porque vivemos dessa maneira e fazer essa relação faz com que o aluno perceba a importância de cada período histórico. A arte rupestre nos oferece uma riqueza de detalhes sobre a vida dos povos antigos e sua evolução. Podemos associar o desenho como uma manifestação artística e mostrar sua modernização que chega até nossos jovens através do grafite. É sempre fundamental aproximar os conteúdos disciplinares da realidade de nossos alunos para que a aprendizagem seja criativa e eficiente e a escola torne-se um espaço vivo e instigante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário