sábado, 5 de janeiro de 2013

Vídeo aula 22: Lazer, juventude e esporte

Essa aula vem nos falar sobre a relação lazer, juventude e esporte. Essa é uma tríade que está totalmente interligada e que motiva uma a outra.
Como vimos anteriormente, o lazer são atividades que realizamos no nosso tempo livre para descanso, descontração e divertimento e que seguem nossos interesses subjetivos. Já vimos também que a adolescência é um período de transição da infância para a vida adulta onde ocorrem mudanças no nosso comportamento que muitas vezes levaremos para nossa vida adulta, ou seja, é uma fase bastante conturbada. Sendo a adolescência uma fase de tanta atribulação é até natural que nesse período os jovens busquem atividades de lazer que traga-lhes sentimentos de aventura e desafio. São os chamados esportes radicais. Esses esportes podem ser aéreos (paraquedismo, voo livre, balonismo), podem ser aquáticos (rafting, surf, wakeboard) e podem ter terrestres (caminhada, corrida, bike, off road). O que atrai os jovens nessas modalidades esportísticas são o perigo, a improbabilidade, o desafio, a novidade, a descoberta, e a exploração. Sensações que vem de encontro com a explosão de energia da juventude. 





As "tribos" e grupos também são importantes na juventude. Geralmente procuramos nosso espaço no meio das pessoas que mais nos identificamos dentre os nossos interesses. As "tribos" tem seus espaços físicos de encontro, sua própria linguagem e gírias, seu modo de vestir e suas músicas específicas.




Outro caráter importante sobre o lazer e a juventude é o papel da mídia e dos veículos de informação. Apesar dos esportes radicais serem bastante procurados pelos jovens, a televisão e a internet ainda lideram o ranking das atividades de lazer. A mídia influencia muito o padrão de vida das pessoas, e reproduzimos tudo aquilo que nos passam.

É importante a escola trazer e tentar conquistar todos esses elementos e características da juventude. Trazer  e adaptar os esportes de aventura pra dentro da escola, incentivar os jovens e as crianças a passaram menos tempo na frente nas televisões e computadores e mais tempo gastando energia, correndo, brincando. É papel da escola incentivar e tentar proporcionar um modo de vida mais saudável para nossas crianças.

Nenhum comentário:

Visualizações de página